• Juliana Lumazini

Aprendizes do Senac participaram do ECO RALLY com a Brio Socioambiental.



O conhecimento é a chave para atitudes mais sustentáveis e o Eco Rally, Jogo de tabuleiro gigante, é um projeto que proporciona aos participantes um momento de descontração, reflexão e aprendizado a respeito de sustentabilidade.

A atividade foi realizada no Senac Vila Prudente para uma turma de aprendizes e contou com um educador, que inicialmente conversou com os participantes e alinhou o conhecimento a respeito do tema, abordou questões ambientais, sociais e econômicas do país e mostrou como todos estes pilares da sociedade estão entrelaçados e dependem um do outro para se desenvolver.

Posteriormente todos foram dirigidos ao tabuleiro e o jogo começou! Testes de conhecimento e diversos desafios fazem parte desta brincadeira de aprender e a abordagem dos temas, variam de acordo com a faixa etária dos participantes, que podem ser de 5 a 18 anos.

Dale E. (1957) desenvolveu uma pirâmide de aprendizagem para ilustrar a relação entre a abordagem de ensino passiva e ativa e como este conhecimento é retido pelo aluno. Após um período de duas semanas, o autor ilustra que por meio de uma abordagem ativa, onde o indivíduo tem a oportunidade de participar, discutir, trocar conhecimento, dramatizar e simular situações reais, ele pode reter de 70 a 90% do conteúdo apresentado, enquanto que na abordagem passiva o aluno retém de 10 a 50%.

Já Sterling (2001) compara a metodologia de ensino transmissiva com a transformadora. Portanto, compreende-se que o ensino transformador se torna muito mais eficiente do que o tradicional no século XXI, por ser mais ativo, participativo, flexível, colaborativo e com foco na resolução de problemas.

Os autores citados acima deixaram claro que a abordagem de gestão e ensino adotada para qualquer fim influencia o resultado de maneira significativa, e que a abordagem tradicional pode ter sido importante e norteadora, mas se faz necessário conhecer as necessidades atuais e inovar.

A Brio Socioambiental desenvolve projetos que diminuem impactos socioambientais. De maneira inovadora e customizada, proporciona às empresas um bom posicionamento junto aos órgãos ambientais e demais partes interessadas, além de contribuir para um futuro mais sustentável, para mais informações, acesse: Brio Socioambiental

Juliana Lumazini

Gestora de Projetos Socioambientais

#Educaçãoambiental #Jogosambientais #jogosdesustentabilidade #Sustentabilidade #Senac #BrioSocioambiental #Economia #Social #Ambiental #EcoRally #Aprendizes #Aprendizagem #Dale #Sterling #Projetos #Socioambiental

8 visualizações
  • Instagram

Brio Socioambiental

Pq.  São Lucas, São Paulo - SP

CNPJ: 19.656.621/0001-56

11 98917-0546